Blog Layout

Inchaço após a cirurgia - o que pode ser?

Dr. Felipe Serzedello • Apr 12, 2022

Pé inchado depois da cirurgia?


Edema pós operatório


Após a cirurgia, muitas pessoas ficam preocupadas com o inchaço que ocorre no pé e no tornozelo. O edema pós cirúrgico - nome técnico desse inchaço - é esperado e faz parte do processo que envolve a cirurgia.


O edema é uma alteração bastante presente nas cirurgias de pé e tornozelo. A intensidade e duração variam, mas de maneira geral, o edema pode durar até 6 meses de maneira mais acentuada e até mesmo 1 ano de uma forma mais leve.


Depois da cirurgia, ocorre diminuição do retorno venoso no pé que foi operado, ou seja, o sangue tem dificuldade de retornar da periferia para a região central do corpo, ocorre dilatação dos vasos locais e extravasamento de líquido intersticial nos tecidos dessa região.



Quais as causas do inchaço?


O edema ocorre devido alguns fatores: 


- Imobilização: o uso de imobilizações gessadas, botas ou curativos limitam a mobilidade da musculatura, que funciona como uma bomba para impulsionar o sangue e líquidos do pé, com isso ocorre diminuição da drenagem.


- Trauma pós cirúrgico: a própria cirurgia, na qual são realizados cortes e manipulações dos tecidos, desencadeia um processo inflamatório local, com isso os vasos ficam dilatados e a região inchada.


- Efeito da gravidade : devido a localização na extremidade do corpo, a região do pé e tornozelo tem de trabalhar contra a gravidade para impulsionar o líquido pela corrente sanguínea de volta para a região central do corpo.


- Alterações linfáticas: distúrbios nos canais encarregados de transportar a linfa, líquido proveniente dos tecidos corporais.


- Aumento de demanda: voltar a pisar com o pé operado ou aumentar o nível de esforço durante a reabilitação na fisioterapia são situações que podem aumentar o edema.


Geralmente, o edema vem acompanhado de desconforto, sensação de latejar, dificuldade para mobilização e diminuição de sensibilidade dos dedos.


Além disso, o inchaço excessivo pode prejudicar a cicatrização por causar aumento excessivo da tensão da pele na cicatriz.


O que fazer para reduzir o inchaço?


Confira algumas medidas para ajudar na diminuição do edema pós operatório:


- Mobilização precoce: converse com seu cirurgião sobre as possibilidades de iniciar a mobilidade da região operada o quanto antes. Pequenos exercícios de mobilização dos dedos e do tornozelo podem ser de grande ajuda.


- Pé para cima: enquanto estiver sentado, manter o pé elevado (pelo menos no nível do quadril) apoiado em um banco ou cadeira, é uma boa medida. Lembre-se disso ao andar de carro: o ideal é ir no banco de trás com o pé elevado sobre o banco (e não se esqueça do cinto se segurança!)


- Gelo: é um importante aliado para reduzir o edema, pois causa a constrição dos vasos e consequentemente diminuição do extravasamento de líquido para os tecidos. Se ainda estiver usando curativo, tenha cuidado para não molhá-lo!


- Meias compressivas e drenagem: são medidas auxiliares que podem ter indicação em alguns casos. Converse com seu cirurgião para saber se é uma boa opção para você.



Você vai passar por uma cirurgia de pé ou tornozelo?


Veja aqui mais recomendações úteis!

Pé com Artropatia de Charcot
By Dr. Felipe Serzedello 06 May, 2022
A Artropatia de Charcot é uma doença crônica, destrutiva dos ossos e articulações, que causa deformidades osteoarticulares em pacientes com neuropatia. As causas estão relacionadas com a presença de desordens neurológicas, sendo a principal delas o Diabetes.
pé com protetor para bunionete
By Felipe Serzedello 07 Dec, 2021
O Joanete do quinto dedo – ou Bunionete – é uma proeminência na borda externa do pé, próxima à base do menor dedo. É mais frequente nas mulheres, o que pode estar relacionado ao uso de sapatos de bico fino. Entre os principais sintomas está a dor relacionada ao atrito entre a protuberância e o calçado.
criança com pé chato faz exercício para o pé com bola
By Felipe Serzedello 28 Oct, 2021
O Pé Plano Infantil – conhecido popularmente como “pé chato” - é uma condição bastante frequente na população e causa muitas dúvidas nos pais. Saiba mais sobre essa condição e entenda quando é preciso tratar o Pé Plano Infantil!
Dedos em garra
By Felipe Serzedello 25 Oct, 2021
Dedo em garra é uma deformidade que ocorre nos dedos do pé. Nessa patologia, ocorre a flexão das articulações interfalângicas, o que faz com que o dedo fique em uma posição encurvada, assumindo uma forma parecida com uma garra. Conheça mais sobre as causas, sintomas e tratamentos!
cuidados com as unhas dos pés
By Felipe Serzedello 21 Oct, 2021
Os cuidados diários com as unhas dos pés são importantes para mantê-las saudáveis e evitar problemas futuros. É preciso ter atenção ao corte e aos produtos que são usados nas unhas. Confira 8 mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas dos pés!
joanete
By Felipe Serzedello 14 Oct, 2021
O famoso Joanete recebe o nome científico de Hálux Valgo e trata-se de uma patologia em que ocorre o desvio do dedão do pé em direção aos outros dedos. Conheça mais sobre as causas, sintomas e tratamentos do Joanete, uma das principais alterações ósseas que pode atingir os pés!
Cuidados essenciais com o Pé Diabético
By Felipe Serzedello 11 Oct, 2021
O Pé Diabético é uma complicação do Diabetes e que pode trazer sérios riscos se não tratado adequadamente. O Pé Diabético pode levar a consequências graves, como úlceras, infecções e até mesmo amputações. Portanto, confira 8 cuidados essenciais com o Pé Diabético que todo paciente deve ter.
como escolher o sapato ideal
By Felipe Serzedello 08 Oct, 2021
O uso de um sapato inadequado representa um perigo, pois pode trazer riscos de lesão nos pés. É preciso estar atento a algumas características ao adquirir um novo modelo. Você já teve dúvidas de como escolher um sapato? Confira 10 dicas para não errar na hora de comprar o seu calçado!
dor no pé de metatarsalgia
By Felipe Serzedello 13 Sep, 2021
Metatarsalgia é uma dor na parte da frente da sola do pé, na região dos metatarsos, que pode ser causada por diversos fatores como uso de salto alto, excesso de peso, atividades de impacto e falta de alongamento. O tratamento pode ser não cirúrgico - o que inclui modificação nos tipos de calçados, fisioterapia, fortalecimento dos músculos dos pés - ou cirúrgico, quando as medidas conservadores não surtem efeito.
ruptura-do-tendao-de-aquiles
By Felipe Serzedello 30 Aug, 2021
A ruptura do tendão de Aquiles é uma lesão grave, que acomete o principal tendão do tornozelo. Nessa lesão, ocorre o rompimento do tendão, o que prejudica o funcionamento do pé e tornozelo. A avaliação do ortopedista é fundamental para confirmar o diagnóstico. O tratamento , na maioria dos casos, é realizado através de cirurgia e envolve um intenso programa de reabilitação com fisioterapia.
More Posts
Share by: